A Ambiformed oferece um serviço de Saúde no Trabalho que visa dar cumprimento ao previsto na legislação em vigor e que consiste num processo continuado de planeamento, promoção e vigilância da saúde dos trabalhadores.

 

Visando a prevenção dos riscos profissionais e a promoção da saúde dos trabalhadores, todas as entidades devem organizar as atividades de  Saúde do Trabalho, que para além da obrigatoriedade legal, constituem o fundamento material de qualquer programa de prevenção de riscos profissionais, contribuindo para a redução das taxas de absentismo e sinistralidade, para o aumento dos índices de motivação dos colaboradores e consequente aumento de produtividade.

A adequação das aptidões físicas e psíquicas ao desempenho das funções, contribui para a prevenção dos riscos profissionais, resultando assim numa redução dos custos decorrentes das doenças associadas aos postos de trabalho e num aumento da produtividade, como resultado de uma força de trabalho mais saudável e motivada, beneficiando desta forma as empresas e demais organizações.

O serviço de Saúde no Trabalho promove a realização de um conjunto organizado e sistemático de exames de saúde, tais como:

Exames de Admissão, antes do inicio da prestação de trabalho ou, quando a urgência da admissão o justificar, nos 15 dias úteis seguintes, à exceção das empresas que envolvam a utilização de géneros alimentares, cujo exame deve realizar-se antes do inicio da prestação do trabalho, com o objetivo de certificar a ausência de doença transmissíveis pela atividade.

Exames Periódicos, anuais para os menores de 18 anos e para os maiores de 50 anos e, de 2 em 2 anos para os restantes trabalhadores;

Exames Ocasionais, sempre que haja alteração das condições de trabalho, após ausência superior a 30 dias por motivo de doença ou acidente, a pedido da empresa, do trabalhador, ou do médico de trabalho;

Exames médicos complementares, que podem ser solicitados pelo médico do trabalho para completar a observação e parecer médico.

O exame clínico a realizar terá por base os riscos profissionais de cada atividade profissional, podendo ainda abranger os seguintes exames complementares de diagnostico:

  • Exames audiométricos (avaliação da capacidade auditiva) mediante indicação do Médico do Trabalho e/ou análise do Relatório de Ruído Ocupacional, de acordo com a legislação aplicável em vigor;
  • Espirometria (avaliação funcional e respiratória);
  • Eletrocardiograma (três canais com análise e interpretação do sinal ECG);
  • Realização de rastreio visual;
  • Medição da Tensão Arterial, Peso e Altura;
  • Realização de análises laboratoriais de perfil habitual: Hemograma, Glicemia, Colesterol, Urina II, entre outros;
  • Exame dinamométrico.

Estes serviços contemplam ainda o desenvolvimento de atividades de promoção de saúde, conceção e desenvolvimento de programa de informação e formação para promoção da saúde