Um ambiente térmico saudável é o resultado do controlo simultâneo da temperatura, humidade e renovação do ar em redor dos trabalhadores, pois temperaturas inadequadas podem provocar perturbações físicas e psicológicas e consequentemente reduzir a produtividade do trabalhador.

 

Pretende-se assim com a Avaliação do Ambiente Térmico/StressTérmico determinar condições térmicas ótimas, onde a maior percentagem de trabalhadores está satisfeita com o ambiente térmico.

A. Stress Térmico por Calor ou Frio

O stress térmico, pode ser considerado como o estado psicofisiológico a que um trabalhador está sujeito, quando exposto a situações ambientais extremas de frio ou calor.

A avaliação de stress térmico por calor ou por frio, pressupõe a realização de medições de várias variáveis ambientais e obtenção de dados dos metabolismos dos trabalhadores, comparando os dados obtidos com valores estabelecidos em normas internacionais.

Assim, o técnico de segurança poderá concluir do nível de exposição, podendo a posteriori estabelecer um conjunto de medidas de prevenção e controlo.

B. Conforto Térmico

O objetivo principal é criar e manter o conforto térmico dos ocupantes de um dado espaço, considerando que devido às diferenças biológicas (físicas e emocionais) das pessoas, é muito difícil obter condições de conforto térmico que satisfaçam todos os ocupantes ao mesmo tempo.

O serviço contempla a medição das variáveis ambientais existente em cada posto de trabalho, recolha de informação sobre o metabolismo e das características medias do vestuário, com posterior avaliação do conforto recorrendo ao método PMV PPD.

Da conclusão desse relatório, em função dos valores obtidos, o técnico de segurança poderá propor um conjunto de medidas técnicas e ou organizacionais para assegurar o conforto térmicos dos trabalhadores, potenciando a produtividade dos mesmos.