UFCD 9208 - Inteligência Emocional

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UFCD de Nível IV enquadrada no Referencial de Formação Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital do Catálogo Nacional de Qualificações.

• Idade igual ou superior a 18 anos
• Ativos empregados por conta de Outrém ou Conta Própria com Habilitações iguais ou superiores ao 9.ºAno de Escolaridade
• Desempregados com menos de 12 meses de desemprego, se Habilitações iguais ou superiores ao 12. º Ano 
• Pessoas com morada em qualquer concelho da região CENTRO (mapa NUT II) e NORTE (mapa NUT III)

Formando ativo empregado por conta outrem
• ficha de inscrição – preenchida e assinada pelo formando;
• cópia do cartão de cidadão ou bilhete de identidade  + nº de contribuinte + nº de identificação segurança social;
• cópia do certificado de habilitações;
• declaração de qualificações (a fornecer no ato da aceitação da inscrição);
• cópia do recibo de vencimento (do mês referente ao início da ação);

• declaração da empresa (a fornecer no ato da aceitação da inscrição);
• declaração de agregado familiar (a fornecer no ato da aceitação da inscrição);

Formando ativo empregado por conta própria
• ficha de inscrição – preenchida e assinada pelo formando;
• cópia do cartão de cidadão ou bilhete de identidade  + nº de contribuinte + nº de identificação segurança social;
• cópia do certificado de habilitações;
• declaração de qualificações (a fornecer no ato da aceitação da inscrição);
• cópia de um recibo verde relativo ao mês ou declaração de inicio de acitivdade;
• declaração de agregado familiar (a fornecer no ato da aceitação da inscrição);

Formandos desempregados (apenas podem participar desempregados com menos de 12 meses de desemprego NDLD e com habilitações mínima 12-º Ano de Escolaridade);
• ficha de inscrição – preenchida e assinada pelo formando;
• cópia do cartão de cidadão ou bilhete de identidade  + nº de contribuinte + nº de identificação segurança social;
• cópia do certificado de habilitações;
• declaração de qualificações (a fornecer no ato da aceitação da inscrição);
• declaração do IEFP ou Declaração de atibuição do subsidio de desemprego da segurança social;
• declaração de agregado familiar (a fornecer no ato da aceitação da inscrição).

Formandos estrangeiros (fora da EU) tem de estar devidamente legalizados com autorização de residência/ permanência
• ficha de inscrição – preenchida e assinada pelo formando (que se anexa);
• autorização de residência, nº de contribuinte + nº de identificação segurança social;
• cópia do certificado de habilitações;
• declaração de qualificações (a fornecer no ato da aceitação da inscrição);
• cópia do recibo de vencimento (do mês referente ao início da ação);
• declaração da empresa (a fornecer no ato da aceitação da inscrição);
• declaração de agregado familiar (a fornecer no ato da aceitação da inscrição).

  • Reconhecer o assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes.
  • Criar uma experiencia positiva no cliente.
  • Identificar o ciclo experiencial do cliente.
  • Reconhecer a importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal.
  • Reconhecer a importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas.
  • Estilos de relacionamento interpessoal
    • Passivo
    • Agressivo
    • Manipulador
    • Assertivo
  • Inteligência emocional
    • Funcionamento da inteligência emocional
    • Importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal
    • Competências emocionais
    • Desenvolvimento das competências emocionais
    • O assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes
    • Experiência positiva no cliente
    • Ciclo experiencial do cliente
    • Importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas
  • Características de um assistente
    • Perfil de um assistente
    • Missão do serviço ao cliente
  • Inteligência emocional e criatividade na capacidade de comunicar
    • A mais-valia da inteligência emocional na habilidade de comunicar Desenvolvimento de competências emocionais nas relações com os outros
    • Desenvolvimento de competências de escuta na relação com os outros
  • Identificação e desenvolvimento do seu nível de empatia com os outros
  • O reforço da capacidade de dinamização de grupos
    • Estratégias de motivação de grupos
    • Competências emocionais e gestão de conflitos em grupos (de trabalho / de formação).